Como Lidar com Separação de Irmãos Gêmeos


 

  

 

 

 

 

 

 

 

   Quando nos deparamos com pares de gêmeos, é muito comum vê-los sempre juntos, principalmente quando pequenos. Os pais levando-os para escola, para alguma atividade, para passear, e ao crescerem, alguns acabam até optando pela mesma profissão. No entanto, caminhos diferentes a serem tomados são inevitáveis que aconteçam.


   Uma escolha, como ficar em classe diferente e não querer compartilhar os amigos pode ser muito natural para apenas irmãos, mas para os gêmeos, é tudo mais complexo.


   Os gêmeos compartilham a barriga da mãe desde a concepção, e fazem tudo juntos desde o nascimento. Quando manifestam o desejo em algum nível de separação, pode ser positivo, por estarem em busca de seu auto-conhecimento e tentando delimitar seu próprio “espaço”. A questão é que geralmente esta decisão não coincide nos dois ao mesmo tempo, deixando o outro gêmeo às vezes inseguro ou até desamparado. Quando a separação é imposta por alguém externo o sentimento pode se intensificar ainda mais.


  

   É por isso que em uma situação escolar, é indicado aguardar a manifestação deles do desejo da separação. Mesmo que ainda pequenos, os pais e a escola conseguem perceber quando estão preparados. Por exemplo, no momento que têm seus próprios amiguinhos e a preferência de atividades diferentes.


  Quando os gêmeos querem fazer absolutamente tudo juntos, os pais devem se alertar e incentivar a encontrarem suas preferências, mesmo que seja difícil para um ou para o outro sentir-se “sozinho”. Lembrar sempre que cada um é um, que não estará “traindo” o seu irmão se não quiser mais fazer a aula de tênis junto, e preferir fazer com um colega, por exemplo.


  Em contrapartida, se optarem em tudo ser diferente entre ambos, a referência continua sendo seu irmão, e não a si mesmo. Os pais também devem ficar alertas se estão se comportando desta forma só para se “auto-afirmarem”, e paradoxalmente, se distanciando de si mesmo, uma vez que estão agindo assim para serem o “oposto” do outro e não de acordo com o que realmente se identifica.


  Os gêmeos se afastam um pouco à medida em que cada um resolve explorar sua vida social ou com a chegada de um relacionamento amoroso No final da adolescência e no início da vida adulta, é que os gêmeos mais se separam para viverem seus outros relacionamentos. O casamento marca o início de um novo momento extremamente íntimo e representa uma separação muito forte para os gêmeos, que inevitavelmente exclui o outro. A sensação de perda parece real e só se dão conta que o gêmeo continua seu irmão depois do casamento, quando a vida volta ao normal, mesmo sob novas condições. Na fase adulta e na terceira idade, a maioria dos gêmeos se reaproximam de seus irmãos, transformando em um relacionamento forte e maduro.


  Já uma perda real, como o falecimento de um dos gêmeos, é vivido uma dor enorme e profunda. A sensação é que uma parte deles morreu também e sua identidade é afetada – já nasceu sendo denominado “o gêmeo” e agora, está sozinho. É muito comum entrarem em depressão, confusão da identidade, sentimento de “vazio”, além de passar por todo o processo da elaboração do luto: negação, raiva, negociação, depressão e, depois de muito trabalho, a aceitação. De qualquer forma, seu irmão estará internalizado, sempre o “acompanhando” em seus pensamentos e seus sentimentos. Lembranças, com muito carinho, de suas cumplicidades e de todos os momentos especiais que vivenciaram juntos. Com o tempo, saberá qual o seu sentido no mundo e quem ele realmente é. Em alguns casos é aconselhável uma ajuda de um profissional para encorajá-los e desenvolver estratégias para superação.

 

  Enfim, separação para gêmeos pode não ser fácil de elaborar, mas com maturidade emocional, compreensão dos pais e amigos, estes momentos podem ser uma oportunidade para se conhecerem melhor e explorarem suas afinidades, além de poderem, por outro lado, se aproximarem afetivamente cada vez mais.
 

Liana Kupferman

Artigo desenvolvido para o site

  • Wix Facebook page

SIGA-ME

  • Wix Facebook page